7 aplicativos urbanos que facilitam a vida nas cidades

Até 2020, cerca de 86% da população brasileira será urbana. Em 1950, a taxa era de 36%. Além da urbanização, o país (e o mundo) também passa por uma revolução tecnológica: entre 2020 e 2022, é esperado que o número de smartphones ultrapasse o número de habitantes.

Ou seja: no futuro, teremos que lidar com a alta densidade populacional das cidades. A boa notícia é que temos uma ferramenta poderosa nas mãos. Dessa forma, aplicativos urbanos têm surgido em todo o mundo, buscando facilitar a navegação nas cidades, além de aumentar o bem-estar.

Confira, a seguir, uma seleção de apps para smartphone que têm o potencial de transformar as áreas urbanas e auxiliar os cidadãos a serem mais felizes onde moram.

Colab.re

Este aplicativo brasileiro já está presente em dezenas de cidades e procura conectar o poder público ao dia a dia da população. Por meio dele, os cidadãos podem reportar, inclusive com fotos, problemas presentes nas cidades, solicitando reparos e ajustes.

Os usuários ainda podem apoiar causas uns dos outros, e as prefeituras respondem explicando como será feita a intervenção. Além disso, os órgãos públicos podem realizar consultas, avaliando a viabilidade da criação de projetos de infraestrutura.

Be My Eyes

Cidades boas para viver são cidades para todos. Aplicativos urbanos também buscam fortalecer a inclusão dos espaços urbanos: um deles é o Be My Eyes. O app conecta pessoas deficientes visuais a voluntários a fim de permitir a realização de atividades específicas, que são dificultadas no dia a dia. Por exemplo: ler o prazo de validade de um produto ou saber qual é o próximo ônibus.

Quando um usuário faz uma solicitação, o aplicativo envia notificações para voluntários, que abrem uma transmissão ao vivo e “emprestam” seus olhos a alguém durante alguns segundos. Já são mais de 1,7 milhão de voluntários e 100 mil atendidos.

Aipoly Vision

Com o mesmo público em mente, mas funcionamento automatizado, o Aipoly Vision permite que pessoas deficientes visuais reconheçam objetos ao redor com uma câmera à mão. Basta apontar o smartphone e acionar algum dos botões de reconhecimento: uma voz vai descrever o objeto.

Usuários podem identificar plantas, textos (de placas, por exemplo), moedas, comida, cores e muito mais. Conheça o Aipoly Vision.

CityMapper

O CityMapper é um aplicativo de transporte que tem todas as funcionalidades do famoso Google Maps, mas com adicionais mais elaborados. Disponível em dezenas de cidades, incluindo São Paulo, o app permite a criação de rotas com as mais diversas características, entre elas:

  • 100% transporte público
  • Mais rápidas
  • Mais baratas
  • Boas para fugir da chuva
  • Com bicicletas públicas

Ao fazer uma rota, o CityMapper indica o valor, os horários em tempo real, como fazer para chegar de bicicleta e muito mais. Assim, locomover-se pelas cidades fica bem mais fácil.

Piriri App

Cidades que trazem bem-estar também são aquelas em que banheiros gratuitos estão disponíveis quando precisamos. Um dos aplicativos urbanos mais inusitados dessa lista, o Piriri App permite que usuários encontrem um local o mais rápido possível, por meio do GPS e do mapa da cidade.

Além disso, as pessoas podem avaliar as características de cada banheiro de acordo com limpeza, acesso para cadeirantes e nível geral.

Fruit Map

Quantas vezes você já ficou com vontade de comer uma fruta direto do pé? Ou quem sabe experimentar variedades que não são encontradas no mercado? O Fruit Map é um mapa das árvores frutíferas públicas presentes em áreas urbanas.

Você pode compartilhar localização de árvores, visualizar aquelas que estão perto de você e avisar sobre a sazonalidade das frutas na sua cidade.

Guia de Rodas

A vida nas cidades para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção de forma geral é pouco facilitada, já que muitos lugares ainda têm buracos e escadas, que impedem o livre trânsito.

Esses obstáculos podem ser evitados com um aviso prévio. É isso que o Guia de Rodas cumpre em favor da mobilidade. Os usuários podem fazer avaliações de estabelecimentos de acordo com a acessibilidade – já são mais de cinco mil locais variados (padarias, baladas, bares, lojas, shoppings) catalogados.

Tecnologia aliada da vida nas cidades

Como você viu, os smartphones são ferramentas capazes de acrescentar funcionalidades às nossas vidas e trazer mais tranquilidade para o dia a dia. Os aplicativos urbanos são nossos aliados e precisam ser incentivados.

Compartilhe esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *