Atendimento educacional especializado: o que é, e como deve ser feito?

Atendimento educacional especializado: o que é, e como deve ser feito? Atualmente, um dos maiores desafios do sistema de ensino brasileiro é implementar a educação inclusiva nas escolas, a fim de permitir que crianças e adolescentes especiais, desenvolvam melhor suas habilidades e que o processo de ensino aprendizagem seja mais fácil, além de conscientizar a comunidade de alunos para se comunicarem e manter um bom convívio com o colega de classe.

O que é atendimento educacional especializado e qual o seu objetivo?

Conhecido pela sigla AEE – Atendimento Educacional Especializado, é uma modalidade que permite ao profissional formado na área de educação, a adotar estratégias de ensino aprendizagem para crianças e adolescentes especiais, bem como jovens com TEA (Transtorno do Espectro Autista), por exemplo.

Esse tipo de atendimento envolve um conjunto de recursos e atividades organizacionais e estratégicas que visam a atenção especificamente para estes alunos, os quais necessitam de um método especial que contribua para o seu desenvolvimento no ambiente escolar, tanto na parte de aprendizagem, quanto na interação com os colegas.

Um profissional da educação que faz um curso de atendimento educacional especializado, pode atuar em escolas públicas e privadas, como acompanhante de ensino para crianças e jovens com necessidades especiais, ou, trabalhar em instituições específicas como a AACD (Associação de Assistência a Crianças Deficientes).

O principal objetivo do atendimento educacional especializado é auxiliar no processo de formação dos estudantes com deficiência, através de recursos mais acessíveis, planejamentos adequados, atividades complementares e adaptadas, entre outros, para que o aluno possa quebrar qualquer barreira no seu processo de aprendizagem e interação com a sociedade.

Como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), deve ser realizado?

Para que o atendimento educacional especializado seja realizado, é preciso realizar um curso, o qual possui conteúdo apropriado é muito importante, que ensina as principais estratégias de planejamento para atender as crianças e adolescentes que possuem algum tipo de dificuldade ou limitação no processo de ensino aprendizagem.

Além disso, no curso de atendimento educacional especializado, você aprende quais as melhores abordagens de acordo com cada situação, aprende a fundo o conceito de educação especializada e ainda adquire o certificado que pode ser utilizado para comprovar que concluiu o mesmo.

A realização da educação especializada, deve ser aplicada de acordo com as necessidades de cada aluno, uma vez que, cada um tem necessidades diferentes. No entanto, a mesma deve ser acessível e adaptada, além de atender as exigências de conteúdo educacional previsto na grade curricular do MEC.

Para quem trabalhar em instituições de ensino específicas para crianças e adolescentes com deficiências físicas, o apoio e consulta com demais profissionais do segmento, ajuda muito. Mas, não é preciso se preocupar se você é um professor ou auxiliar de classe que precisa lidar com um ou mais alunos em específico nas escolas públicas e privadas, nas quais o maior número de alunos em classe não possui necessidades. Pois, será ainda mais prática e você poderá se dedicar mais ao plano de ensino.

No entanto, para saber como a educação especializada deve ser aplicada, você deve fazer o curso básico em plataformas de cursos online e gratuitos, os quais são reconhecidos pelo MEC, ou, se já for professor, psicólogo, etc., pode optar por uma pós-graduação. 

Compartilhe esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *