Férias sem dor de dente: Cuidados com a boca

Veja quais são os cuidados essenciais com a saúde bucal para evitar problemas e complicações ao sair de férias 

A primeira coisa que vem a mente das pessoas quando pensamos em férias é diversão, certo?

Porém, por mais que deixar a rotina de lado e desestressar depois de um longo ano de trabalho seja reconfortante, existem alguns cuidados que não podem ser deixados de lado. 

É preciso ter em mente que os cuidados com a higienização bucal devem ser os mesmos independente do cenário em que você se encontra.

Em uma semana de trabalho corrida e estressante ou em uma viagem paradisíaca, os hábitos de higiene continuam iguais. 

Ao manter os cuidados com a saúde bucal mesmo em períodos de férias, é possível evitar possíveis complicações na volta para casa ou até mesmo, alguma emergência durante os dias da viagem. 

Já pensou ter uma dor de dente ou complicações bucais maiores no seu período de descanso?

Para evitar essas situações, separamos algumas dicas valiosas de cuidados necessários com a saúde da boca durante as férias. 

Continue lendo este conteúdo para saber o que não se deve deixar de lado na hora de viajar! 

Tenha um kit de higiene 

Ao sair de férias, não deixe para comprar a escova, fio dental e pasta de dente no local. Logo de casa já leve tudo para facilitar o processo. 

Independente da atividade que irá realizar no dia, uma tarde na piscina do hotel, um passeio na cachoeira ou uma caminhada, tenha sempre o kit de higiene em mãos.

Isso porque normalmente quando fazemos atividades de férias, ficamos longos períodos longe do hotel. 

Assim, é possível higienizar a boca normalmente após as refeições, evitando a proliferação de bactérias causadoras de problemas bucais e mau hálito durante o período. 

Siga o mesmo processo de higienização do dia à dia, viu? É ideal fazer a escovação completa dos dentes após as refeições depois de um período de 30 minutos. 

Além de escovar os dentes, utilize o fio dental para retirar os restinhos de alimentos que as vezes, ficam presos entre os dentes e as gengivas e que as cerdas da escova não consegue retirar. 

Para finalizar, use o antisséptico bucal. Ele auxilia mais ainda na prevenção de cáries, placa bacteriana, gengivite e mau hálito.

Existem alguns enxaguantes pequenos justamente para colocar na sua bolsa sem ocupar muito espaço! 

Tenha sempre em mente que cinco minutos de escovação completa podem prevenir diversos problemas para a sua saúde bucal, além de dar um aspecto mais bonito e vivo ao sorriso! 

Cuidados com a alimentação 

É comum que, ao viajar, as pessoas acabem se descuidando um pouco da alimentação, seja comendo petiscos, bebendo refrigerante ou abusando dos doces. 

Esses alimentos possuem um alto índice de açúcar e por isso, são contraindicados na dieta alimentar do dia à dia, isso por que são agentes agravantes no surgimento de cáries, gengivites e outros problemas bucais. 

Não quer dizer que em meio às férias não se pode ingerir esses alimentos. Mas, é preciso ter cuidado para não comer em excesso, sempre fazendo a higienização dos dentes após se alimentar. 

Em alguns casos, os cuidados com o que se come devem ser redobrados. Por exemplo: pessoas que recentemente fizeram tratamentos de clareamento dentário. 

Independente de ser o clareamento dental com moldeira em casa ou o clareamento consultório, os cuidados são os mesmos.

Além da higienização bucal, existem diversos alimentos e bebidas com corantes que precisam ser evitados. 

O período de férias serve para relaxar o corpo e mente mas nunca deixar os cuidados necessários com a higienização e alimentação de lado, lembre-se sempre disso!  

Contrate um plano odontológico 

Você já ouviu o ditado “Prevenir para remediar”? É justamente disso que estamos falando!

Ao sair de férias, seja por longos ou curtos períodos de tempo, o ideal é ter em mãos um plano de saúde odontológico.

Às vezes, por mais que as pessoas tomem todos os cuidados necessários, algum problema pode acontecer. 

Tendo isso em mente, ter um bom convênio em mãos é uma ótima forma de conseguir lidar com o problema sem ter que gastar uma quantia que não cabe dentro do seu orçamento. 

Já pensou estar no meio de uma viagem e sua lente de contato dente cair? Você não ia se sentir confortável de passar o resto do período com uma lente faltando, não é mesmo? 

Ou até mesmo ter uma dor de dente daquelas que você não consegue levantar da cama. Como aproveitar as férias assim? 

Ter um plano odontológico é uma ótima forma de solucionar essas situações de maneira rápida e prática! 

Outras vantagens

Contratar um convênio odontológico deve ser algo pensado não só em momentos de sair de férias. 

Os planos de saúde dentais oferecem diversos tratamentos e procedimentos estéticos que auxiliam no bem estar e qualidade de vida, de forma que não pese no bolso do paciente. 

Aquele modelo de aparelho invisível que você quer tanto já se torna mais acessível, por exemplo. 

Pergunte ao seu dentista quais as melhores opções de planos no mercado ou, se preferir, faça uma busca no próprio Google. Seguindo o exemplo acima de um paciente que deseja colocar o aparelho invisível e deseja realizar uma pesquisa orçamentária, utilize termos como “aparelho invisível preço” ou “convênio dental aparelho invisível”.

Dessa forma, é possível acessar os melhores resultados de acordo com a sua busca e necessidade em questão. 

Faça um check up antes de viajar 

Visitas periódicas ao dentista são fundamentais em qualquer época do ano. Porém, ao fazer uma viagem e sair de férias, é importante realizar um check-up. 

Assim, você previne possíveis problemas já existentes, evitando complicações futuras que possam acarretar no desconforto durante a viagem. 

Cuidar da higiene bucal ao sair de férias é muito importante para manter além do sorriso, sua saúde saudável. Por isso, seguir essas dicas é fundamental para evitar preocupações e complicações durante o seu descanso!

Compartilhe esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *