Dicas para o sucesso em aulas online durante surto de coronavírus

No início de cada dia, verifique seu e-mail e as páginas dos concursos em busca de anúncios, especialmente durante esse período, com tantas mudanças diárias.

Se você usa o Outlook ou o Gmail para e-mail, pode criar pastas para suas aulas e definir regras para encaminhar as mensagens recebidas para uma pasta específica. Isso o ajudará a separar os e-mails importantes do “lixo”.

Não deixe que as aulas online o enganem

Trabalhar em casa e assistir a todas as aulas online pode parecer uma pausa, mas, na realidade, os cursos online geralmente exigem mais autodisciplina e auto-aprendizado em comparação com as aulas presenciais. 

É tentador, por exemplo, fazer coisas como dormir, ficar de pijama o dia todo, “pular” as sessões de palestras online e abandonar sua rotina de exercícios. 

A curto prazo, essas coisas parecem boas, com certeza; mas os efeitos a longo prazo podem ser prejudiciais à sua saúde geral e ao seu sucesso acadêmico.

Por exemplo, recomendamos que você se prepare para seus exames online da mesma maneira que faria se eles fossem feitos pessoalmente. Os instrutores provavelmente terão que alterar o material de teste para acomodar um ambiente em que os alunos estejam realizando exames sem monitoração. 

Se for esse o caso, é tentador pensar que você pode confiar apenas em anotações em vez de estudar. Não caia nessa armadilha.

Em vez disso, concentre-se em manter-se organizado para evitar contratempos acadêmicos. Organize suas anotações e livros usando guias para marcar seções diferentes. 

Manter listas, folhas de fórmulas e termos de vocabulário em um único local ajudará você a consultar rapidamente informações importantes sempre que precisar – especialmente na hora de estudar ou durante um exame de livro / anotações aberto.

Ser compreensivo

Para esta situação em particular, seja compreensivo. Mover todas as aulas on-line provavelmente também é novo para muitos instrutores.

Seja cortês e gracioso quando erros forem cometidos. Se você perceber erros, concentre-se em comunicar o problema de maneira clara e educada e evite usar linguagem de culpa ou raiva. Lembre-se, estamos todos juntos nisso.

Gaste tempo, agora, planejando seu dia

PARE. Reserve um tempo agora para criar uma programação consistente para si mesmo. Se o seu instrutor atualizar os conteúdos programáticos para o restante do semestre, use esse programa como guia. Faça do “ir para a aula” uma parte regular de sua programação.  

Se a sua turma se encontrar cara a cara das 9h10 às 10h, segunda, quarta e sexta-feira, você deve continuar a ir às aulas no mesmo horário. Você estará lá praticamente para palestras obrigatórias. 

Se não houver uma aula virtual obrigatória naquele dia, use esse tempo para assistir a palestras online, ler os materiais necessários, trabalhar na lição de casa e manter-se atualizado com o material do curso. 

Este ponto do semestre e com a mudança para online não é o momento de mudar o que você tem feito até esse momento. A consistência é a chave para o sucesso no ambiente online.  

Se você já tinha um cronograma definido, analise o seu cronograma diário ou semanal mais recente e encontre as atividades que serão mais difíceis de recriar durante um período de isolamento. Se você não tinha uma programação diária ou semanal anotada antes, não se estresse. 

Encontre maneiras de recriar exercícios que você pode fazer em casa ou fora, mas mantenha as regras de distanciamento social em vigor. Se você frequenta regularmente algo que contribuiu para sua saúde mental, física ou espiritual, mantenha essas coisas em sua programação e encontre maneiras de participar ou participar on-line.

Crie um espaço de trabalho dedicado

Alguns de vocês podem passar o resto do semestre em casa com os pais, outros membros da família, colegas de quarto ou possivelmente amigos. Mesmo se não estiver, é importante criar um bom ambiente de trabalho e estudo .

Encontre um espaço que você possa dedicar a “assistir” às aulas e estudar online. Pode ser a sua mesa de jantar, pode ser um escritório em casa, pode ser a sala de costura de sua mãe – independentemente, configure-a para que seu cérebro saiba “quando estou neste espaço, é hora de focar”.

Definir limites

Converse com as pessoas com quem você vive para criar uma situação que respeite seu tempo e espaço de estudo. É difícil se concentrar se sua mãe está pedindo que você retire o lixo enquanto assiste a uma aula sobre Zoom. Compartilhe seu plano e cronograma com todos para que eles saibam o que esperar.

Faça um almoço completo

Você provavelmente está gastando mais e mais tempo em casa. Embora isso ofereça mais tempo livre porque você não precisa fazer coisas como se deslocar, é importante ainda fazer essa pausa no meio do dia de trabalho, sempre que for necessário. 

Dê um passeio pelo seu bairro ou parque, lembrando-se de seguir as regras de distanciamento social. Comer ao ar livre. Ouça algumas músicas enquanto desfruta de uma atividade relaxante. Dar um descanso ao seu cérebro é tão importante quanto colocar as horas de estudo e aula.

Seja seu próprio advogado

Embora haja uma grande variedade de recursos e pessoas disponíveis para ajudá-lo na escola, assumir o controle do seu aprendizado é a melhor estratégia para um semestre bem-sucedido. Ser seu próprio advogado pode soar assim:

  • “Olá [instrutor, líder de SI, terapeuta], estou nervoso sobre como a transição para todas as aulas on-line afetará meu desempenho acadêmico. Que conselho você está dizendo a outros alunos para ajudá-los a lidar com isso? ”
  • “Eu realmente não entendo o conceito x, y, z – você pode trabalhar comigo ou recomendar recursos on-line para melhor explicá-lo?”
  • “Oi, preciso marcar uma consulta com um treinador acadêmico, porque estou lutando com a gestão do tempo e preciso de mais responsabilidade no momento.”
  • “Eu não estou me sentindo bem. Podemos calcular uma data de vencimento alternativa para esta tarefa para que eu possa descansar? ”

Pratique o uso da tecnologia antes de precisar

Certifique-se de se familiarizar com o eCampus e o Zoom. Organize uma reunião do Zoom com um amigo para poder testar os recursos de áudio e vídeo do seu computador, bem como sua conexão com a Internet. Levar meia hora para garantir que você saiba como o seu sistema online funciona pode salvar uma grande dor de cabeça mais tarde. 

Lembre-se de que, se você estiver chegando ao prazo e não puder enviar a tarefa ou o projeto devido a problemas de tecnologia, não se esqueça de enviar um email ao seu instrutor para que ele saiba o que está acontecendo. 

Certifique-se de incluir o arquivo / lição de casa / projeto como prova de que foi feito no prazo. As capturas de tela também são ferramentas úteis na comunicação de problemas de tecnologia.

 

Dicas de bônus se o curso for síncrono (apresentado ao vivo)

  • Use sua webcam, se possível. Os instrutores leem o rosto e a linguagem corporal dos alunos para avaliar se precisam desacelerar ou explicar as coisas de maneira diferente.
  • Silenciar a si mesmo durante a palestra e, em seguida, silenciar se precisar falar. Isso minimiza os ruídos de fundo perturbadores para os participantes.
  • Resista à tentação de procurar outros sites durante a palestra. Evite ‘multitarefa’.
  • Se for conveniente fazê-lo, considere fazer anotações manualmente, apesar de estar no computador.
  • Entre na reunião com 5 a 10 minutos de antecedência para garantir a conexão. Seu instrutor pode responder a perguntas durante esse período.
  • Seu instrutor pode permanecer conectado após o término da aula para responder às perguntas dos alunos; portanto, não saia imediatamente.
  • Pergunte ao seu instrutor se ele (ou outra pessoa) estará lendo a caixa de bate-papo. Nesse caso, sinta-se à vontade para usá-lo, mas entenda que provavelmente haverá um atraso.
  • No Zoom, você pode usar o recurso ‘Levante a mão’ para informar ao instrutor que você tem uma pergunta. Em aulas muito grandes, isso pode não ser tão útil, pois seu instrutor pode ver apenas 49 pessoas por vez na tela.
  • Considere usar um fone de ouvido com fones de ouvido e microfone (ou EarPods). Isso mantém o nível de ruído baixo na sua área de estudo e permite um áudio melhor ao falar. 

Dicas de bônus se o curso for assíncrono (palestras gravadas postadas online)

  • Não tente anotar tudo o que seu instrutor diz. Faça anotações como normalmente faria pessoalmente (sem a capacidade de interromper o instrutor ou voltar a ouvir).
  • Não pule adiante na gravação. Escute tudo.
  • Ouça a gravação até terminar de tocar. Seu instrutor pode encerrá-lo e dizer adeus e depois se lembrar de mais uma coisa para lhe dizer.
  • Ouça as gravações logo após serem publicadas. Seu instrutor pode fazer um anúncio sobre uma tarefa ou oportunidade para você que você poderá perder se esperar.
  • Se o seu curso usa painéis de discussão, tente ser uma das primeiras pessoas a postar / responder. Contribua para a discussão com posts bem pensados. Escreva mais do que ‘concordo’ e ‘bom argumento’.
  • Acompanhe o seu instrutor com qualquer dúvida que possa ter. Visite o horário de expediente virtual ou envie um email.
Compartilhe esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *